domingo, 3 de abril de 2011

Câmeras, câmeras e câmeras

Hoje vou falar um pouco sobre câmeras. Existem tipos para todos os gostos, desde as mais simples que precisam apenas mirar e apertar o botão até as mais complexas que podem ter todos os ajustes feitos manualmente, claro, tudo dependendo do caso e do objetivo.
Mas vamos lá:

Câmera automática

Para quem gosta de tirar fotos de família ou dos amigos, é difícil encontrar algo melhor do que as câmeras digitais automáticas modernas. Esse tipo de câmera, com lente fixa,flash embutido, visor ótico ou visor digital, vai atender a 90% das necessidades que você deseja registrar. Mesmo que você seja um iniciante, com pretensões a ser profissional, esse tipo de câmera será útil por ter ajustes manuais que facilitarão o aprendizado antes de partir para as câmeras chamadas de “profissionais”.

Ao escolher sua câmera tenha em mente alguns fatores:
  • ·         Hoje em dia os sensores estão bem avançados, então não escolha um modelo que seja menor que 10 megapixels, assim você poderá fazer fotos em formatos maiores sem perda de qualidade.
  • ·         Verifique se a tela de LCD é grande o suficiente para ajudar a avaliar sua foto.
  • ·         Escolha câmera com zoom óptico. Evite o zoom digital, pois ele apenas amplia e recorta uma parte da foto, fazendo com que ela perca qualidade.  
  • ·         Normalmente a câmera vem com vários ajustes, mas observe se ela tem o ajuste totalmente manual, assim você poderá usar toda a sua criatividade.
  • ·         Escolha, se possível, câmera com bateria. As pilhas gastam muito mais rápido.
  • ·         Escolha um modelo que use cartões de memórias mais comuns. Ex.: Cartão SD.

Câmera D-SLR
Fotógrafos profissionais geralmente escolhem câmeras reflex digital (D-SLR), mas esse tipo de câmera está se popularizando rapidamente devido ao grande interesse pela fotografia na era digital. O termo reflex refere-se ao nome da câmera em inglês, Single Lens Reflex, ou SLR. A câmera funciona da seguinte maneira:  Um espelho reflete a imagem da lente para o visor. Quando o botão do obturador é acionado o espelho levanta e o obturador se abre, expondo o sensor à luz, formando assim a imagem.  Essas câmeras tem diversas funcionalidades, além da capacidade de usar lentes intercambiáveis (trocar lentes). Diversos tipos de acessórios estão disponíveis para elas, tais como uma infinidade de flashes, filtros e equipamentos para fotografias macro.

Quando for fazer sua escolha, o ideal é adquirir de um fabricante conhecido e que tenha alguma dessas características:
  • ·         Capacidade de fotografar em JPEG e RAW.
  • ·         Amplas possibilidades de ajustes automáticos e manuais, além da possibilidade de escolher manualmente a velocidade do obturador e a abertura do diafragma, balanço de cor, sensibilidade, etc.
  • ·         Sensor de imagem de pelo menos 7 megapixels.
  • ·         Verifique se a tela de LCD é grande o suficiente para ajudar a avaliar sua foto.
  • ·         A Duração da bateria. Quanto maior, melhor.
  • ·         Possibilidade de conexão ao computador por cabo USB 2.0.
  • ·         Compatibilidade com o formato EXIF para facilitar a impressão.

Depois de escolher sua câmera, carregue as baterias e saia fotografando tudo o que quiser.

Boa sorte e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário