domingo, 27 de março de 2011

Dica de Fotografia: Luz Natural e composição


Em primeiro lugar, preocupe-se com a luz. Afinal como o próprio nome diz, fotografia (escrita com luz) só pode ser feita com luz. O melhor horário pra fotografar usando a luz natural (que é a luz do sol) é de manhã, de 5:30 até as 10hs e a tarde das 15 até 17:30h. Aí podem me perguntar: E entre 10 e 15h não pode? Claro que pode, mas é que nesse horário o sol forma uma sombra muito forte, dura como os fotógrafos gostam de chamar, o que causa alguns problemas na foto. Como exemplo abaixo, as jovens estão com uma sombra forte nos olhos e no pescoço:

Isso pode ser amenizado com o uso do flash.

















Em 2° lugar devemos nos preocupar com a composição da foto, mas o que danado é isso? É o que vai aparecer na foto. Não ache que para se tirar uma boa foto é apenas apontar a câmera e apertar o botão, não é. É necessário que se tome alguns cuidados, tipo, não deixar nada indesejado aparecer na foto e também não deixar o objeto principal muito distante.
Para compor a foto você pode usar uma regrinha de enquadramento simples que já dá um resultado interessante e imediato nas fotos e é chamada de regra dos terços.
A regra dos terços nada mais é do que dividir em três parte iguais horizontalmente e três partes verticalmente, foi muito usada na época renascentista pelos pintores e incorporada pela fotografia. O que irá produzir uma grade, tipo um jogo da velha, ou seja 9 blocos iguais a este e sendo usado da seguinte forma: No caso de pessoas e objetos procure posicioná-los numa das quatro interseções da grelha; no caso de paisagens, posicione-as no topo ou no fundo da grelha. O resultado é uma imagem mais natural, contrabalançada e atrativa ao olhar.

Regra dos terços



Lembrando que não é uma obrigação e apenas uma forma de melhorar as fotos.









Vou mostrar de maneira prática, observem essa primeira imagem e vejam o casal andando, teoricamente, ele são o objeto principal da foto.

O casal no meio da foto deixa ela sem nenhum atrativo
















Usando a regra dos terços poderíamos dar um pouco mais de movimento e beleza estética apenas colocando o casal e o barco em um dos pontos de interseção e alinhando o horinzonte em cima da linha imaginária, veja só:

Veja como mudou.


Não é simples? 
Então pratiquem e me digam se suas fotos não ficaram melhores. Só lembrando, mais uma vez, que a regra dos terços não é uma obrigação. E como diz o velho ditado: Toda regra tem uma exceção.








Voltarei com outras dicas.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário