quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O que é preciso para ser um analista de mídias sociais de sucesso?


O constante desenvolvimento e aprimoramento das mídias sociais criou uma nova profissão que ganha mais destaque no mercado a cada dia: o analista de mídias sociais. Entretanto, muita gente ainda acredita que essa profissão se resume a ficar o dia inteiro em redes sociais como o Twitter e o Facebook, lendo o que é publicado e respondendo quando necessário, ou seja, um serviço extremamente tranquilo e divertido, que não exige muito de ninguém. Até mesmo algumas empresas tem essa mentalidade. Mas é claro, essa nova área de atuação é muito mais complexa do que aparenta.

Se você quer fazer parte desse segmento, deve saber algumas coisas antes. Separamos algumas dicas para ajudá-lo a se tornar um bom profissional e não cometer erros:

Ser comunicador é um diferencial, mas não é tudo:

Muitas agências, inicialmente, abriram vagas sem distinção de formação e deram oportunidades a blogueiros ou pessoas de qualquer área acadêmica que fossem apaixonadas por internet para exercer o cargo. Essa característica é uma vantagem, mas é só metade do que um profissional de mídias sociais precisa. Pessoas familiarizadas com o meio digital tem bom networking e intimidade com as ferramentas e, em geral, estão habituadas com a linguagem/abordagem que cada canal necessita. No entanto, nem sempre possuem conhecimentos específicos em análises, bechmarking, planejamento de campanhas baseadas em estratégias de marketing, processos de decisão de compra, entre tantas outros conhecimentos necessários para fazer de uma campanha em mídias sociais um case de sucesso.

Estar alerta e entender o consumidor

O analista de mídias sociais precisa fazer uma longa pesquisa sobre o público-alvo do cliente para o qual trabalha. É importante saber como é a relação entre o consumidore e a marca, quais foram os resultados de campanhas anteriores, como a concorrência atua nas mídias sociais, o que pode atrair a atenção do público, que abordagens devem ser realizadas, entre outras informações. Devorar dados do mercado e de institutos de pesquisa, acompanhar redes sociais em ascensão (independente do gosto pessoal) e saber o que está sendo mais comentado em todos os meios de comunicação faz parte da profissão. Um bom analista precisa ser criativo, ágil e antenado.

Ter visão empreendedora e estratégica:

Ao trabalhar com uma marca ou empresa, o Analista de Mídias sociais precisa vestir a camisa. Na internet, a interatividade é muito maior e é possível mensurar resultados quase em tempo real. Portanto, é necessário ter muito cuidado com o que se fala nas redes e ter certeza absoluta do que está sendo dito. Qualquer deslize pode tomar proporções catastróficas. O bom analista de redes sociais trata seu cliente como se fosse sua própria empresa e faz o melhor para elevar a reputação digital dele, sendo pró-ativo, vendendo bem a imagem da marca e resolvendo problemas rapidamente evitando maiores repercursões.

Blog: Tudo Sobre Marketing Digital - http://tudosobremarketingdigital.wordpress.com/2011/01/05/o-que-e-preciso-para-ser-um-analista-de-midias-sociais-de-sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário